sábado, 13 de abril de 2013

Fundamentos de Fotografia para Publicidade e Propaganda: Trabalho Briefing Brahma

Foto escolhida do Local: Sgt. Pepper's


Foto pigmentada:



Arte final:



Fundamentos de Fotografia para Publicidade e Propaganda:
Aula 03 - 22.03.2013


Objetivas > Zoom:

Distancia focal variável, ótima para fotos de pessoas, reportagens, close de rostos, detalhes e efeito de foco seletivo. 
Ex: 17-35 mm, 28-90 mm, 80-200 mm, 75-300 mm.
Zoom ótico movimenta o sistema de lentes da objetiva aproximando o assunto a ser fotografado. Aproveita toda a imagem projetada no CCD.

Macro:

Ideal para fotos a curta distancia, aumenta o tamanho real da imagem, ideal para biologia, medicina, odontologia e pesquisa.
Ex: 55 micro, 60 micro, 85 macro, lentes de closeup, tubos de extensão e foles de aproximação.

Fator de Corte:

Nas câmeras reflex digitais o sensor é menor que o filme 35 mm. O angulo visto pela câmera digital é menor que o angulo visto pela câmera convencional. É o chamado fator de corte.

Fotografia Digital > Imagem Digital:

É formada por pixels, do inglês. Pictures Elements. Uma imagem digital pode ser produzido de três formas: por um software, através do escaneamento de uma imagem e com uma câmera digital.

Fotografia Digital:

É uma imagem feita por uma câmera fotográfica digital, é produzida por um sensor eletrônico colocado no plano focal, onde as imagens são formadas nas câmeras convencionais. Os sensores para as câmeras digitais são dois: charge - coupled - device CCD, mais usados e de melhor qualidade e o CMOS, mais simples e de produção mais barata.

Pixel:

São pequenos pontos que compõem uma imagem digital. Os pixels são dispostos em fileiras e colunas no CCD, que conectados formam a imagem.

Resolução:

É a quantidade de pixels que uma imagem digital tem por polegadas (medida mais difundida no mercado). Quanto mais alta a resolução de uma imagem, mais qualidade era terá para impressão.

Resolução Câmera:

É também conhecido como resolução sensor digital, o número caracteriza o equipamento.

Resolução x Qualidade de imagem:

DPI: pontos por polegada. 300 DPI significa 300 pixels por polegada.

Formatos:

JPEG: É um tipo de formato de imagem digital que permite uma variedade grande compactação, 12 níveis, quanto maior a compactação, menor a qualidade. Este é o formato mais comum nas câmeras digitais.

RAW: Corresponde a dados conforme eles vem diretamente do CCD, sem a realização do processamento na câmera.

TIFF: arquivo de imagem comum entre o meio de edição profissional de imagem. Tem a vantagem de permitir a compactação sem perda de qualidade, oposto do JPEG. Gera arquivos de tamanho muito grande para envio.

Compressão de Arquivos:

É o processo no qual se reduz o tamanho do arquivo em bytes.

Sensibilidade:

Capacidade de resposta do filme a uma determinada quantidade de luz. Quantidade mínima de luz necessária para gravar uma imagem. Quanto maior o tamanho do cristal, maior a sensibilidade do filme. Menor o tamanho , menor a sensibilidade.

ISO: 100 a 6000

Granulação:

É uma característica diretamente ligada a sensibilidade. O Tamanho dos grãos produzidos aumentam com a sensibilidade do filme.

Iluminação:

A fonte de luz pode incidir de duas formas e, consequentemente, com dois resultados diferentes: Luz direta > produz sombras duras. Luz rebatida > sombras medias. Luz difusa > sombras suaves. Em relação a direção da luz, pode ser: frontal, lateral e contra-luz.

Frontal: Ilumina o assunto de frente, eliminando relevos e texturas.
Lateral: Ilumina o assunto lateralmente em 45 ou 90 graus, dividindo o assunto em duas áreas, claras e suavemente mais escura. Realça volumes e textura.
Contra-luz: Ilumina o assunto por trás formando uma silhueta. Dependendo da posição dentro do estúdio, as luzes são denominadas: luz principal (luz mais forte), luz de enchimento (metade da potencia da principal), luz delineadora (colocada na lateral do corpo e ou no cabelo para definir o limite entre modelo e fundo), luz de fundo (deve ser igual a luz principal, mas será rebatida no fundo).

Velocidade de sincronismo:

Antes de disparar o flash e regular a abertura, ajuste a velocidade do obturador para o sincronismo, marcada em outra cor na escala, ou indicada por um raio ou um x. A velocidade de sincronismo ajusta a abertura de janela do obturador com emissão da luz do flash. Dependendo do modelo da máquina, esta velocidade é 1/60, 1/125, 1/250. Pode usar velocidades menores, mas nunca maiores, pois neste caso o fotograma será exposto parcialmente.

Foco:

Enfatiza melhor um elemento da fotografia sobre os demais, selecionando-o como ponto de maior nitidez dentro do quadro.

Movimento:

Captar ou não o movimento do sujeito é também escolha do fotógrafo. Um assunto é realçado quando a sua ação é registrada em movimento, ou o movimento é o principal elemento.

Textura:

Fornece ideia de substancia, densidade e tato. Pode ser vista isoladamente, depende do angulo, dos cortes e da luz.